Ano novo, vida nova
Tudo bem, o ano já não está tão novo assim, só que a crisálida aí em cima foi descoberta em frente a minha casa ainda no primeiro dia de janeiro. Quando resolvi fotografá-la, na manhã seguinte, o casulo estava aparentemente sendo rompido, parecia até que a jovem borboleta queria entrar no clima de “ano novo, vida nova” que toma conta de todos no reveillon. Mas, pelo que vejo nos últimos dezessete dias, o pequeno inseto desistiu. A crisálida está lá, intacta... Confesso que não lembro exatamente como ocorre o ciclo de metamorfose das borboletas (o tempo que leva, as etapas...). Vai que ela coloca mesmo a cabeça para fora antes bem antes de nascer, realmente não sei... A verdade é que, para mim, ficou a sensação de que ela abandonou seus planos e é justamente isso que não pretendo fazer nesse ano de 2006. Desisti sim, mas desisti de sonhar com ideais muito distantes. O segredo está num planejamento seguro, de baixo para cima. Esse foi um dos meus aprendizados em 2005 (ensinamento doloroso é fato, que cutuca bem lá no bendito orgulho, mas é preciso...). Diante disso, declaro: se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que decido... decido, a partir de hoje, fazer concurso público... Eu que sempre lutei tanto para não acabar no funcionalismo público, percebo agora que ao invés de um fim, essa etapa pode ser um meio e é nisso que pretendo transformá-la (mas essa metamorfose eu levarei até o fim).
6 Comments:
Coincidência de novo? Eu também decidi e vou fazer, não vou mais correr o risco de perder tudo como neste ano... A gente as vezes tem que dar o braço a torcer. E quanto ao casulo ele fica intacto sim, só com uma ponta de pele marrom que é uma capa protetora da borboleta, que tem o exato formato dela, então ela parece estar presa, mas é só o invólucro. Mas pode ter acontecido da borboleta ter morrido também... Metamorfoses... disto eu entendo...Beijos!
By Claudinha ੴ, at 20 janeiro, 2006 17:31
Oi, Mírian. Demorou, mas finalmente estou comentando aqui. Já tinha lido algumas coisas que vc escreveu e, tenho que dizer, amiga, vc está me saindo uma cronista de primeira!
Bom, voltando ao post, concurso tb nunca foi minha prioridade, mas enquanto o contrato não vem, a gente vai tentando. É o que estou fazendo. Outro dia mesmo estava conversando sobre isso com uns colegas no jornal, se vale mais a pena a estabilidade ou a realização profissional. Sou do tipo que tenta até onde der. Se o concurso for um meio de vc chegar aonde quer, dou o maior apoio. Mas desistir... nunca!
Saudades!
bjs
By Giselle de Almeida, at 20 janeiro, 2006 22:02
Respondendo
Claudinha: Nós e nossas "coincidências", às vezes realmente é preciso dar o braço a torcer, sem que isso seja sinônimo de desânimo, é apenas se curvar ao vento para que ele passe sem vc se quebrar... Quanto à amiga borboleta, hj vi que o casulo sumiu... só Deus sabe o que ocorreu com ela! Bjs.
Gi: Agora me senti lisonjeada, cronista de primeira! Não me classificaria assim, mas a verdade é que adoro escrever no estilo crônica mesmo! Pena que atualmente nenhum jornalista nasce para o mercado já fazendo crônicas... enfim! Eu acahva que vc já estava contratada no Globo!?! Quanto à desistência, não é que tenha trocado a realização pela estabilidade, estou, na verdade, propensa a sair da comunicação e buscar a realização em outra área do conhecimento... Diante disso, o concurso público seria uma estabilidade para que eu me lançasse em oute facul... Mas toda essa mudança de rumo profissional ainda será bem discutida... bjs e muitas saudades.
By Mírian Nery, at 22 janeiro, 2006 23:43
Minha querida e amada, gostaria soubesse que fico muito feliz em saber que como a lagarta busca a proteção em seu casulo antes de se tornar uma bela borboleta, você buscou a reflexão e o equílibrio para as mudanças e realizações, fato este que só vem a aumentar o respeito e admiração que tenho por você.
Mí, nunca se esqueça que só com paz e equilíbrio podemos exercer a nossa sabedoria e assim viver com amor a nossa vida.
Beijos deste sempre seu
Tatu
By Anônimo, at 27 janeiro, 2006 09:01
Então tá mais do que apoiada, Mírian. Eu tb estou pensando seriamente em voltar a estudar. Só falta decidir se faço uma pós, outra faculdade ou mesmo um curso longo (de cinema, claro). Mas não queria mudar de área, não, tava querendo conciliar as duas coisas. Vamos ver...
Eu tava fazendo um frila aqui no jornal, mas agora estou disponível no mercado. Depois te explico com detalhes.
mil beijos
By Giselle de Almeida, at 10 fevereiro, 2006 21:34
Continuo esperando a borboleta sair do casulo... Beijos.
By Claudinha ੴ, at 14 fevereiro, 2006 16:59
Postar um comentário
<< Home