Ao Meu Redor

20 novembro 2006

Devaneios musicais

Aqueles que me conhecem sabem: nunca fui muito a favor da teoria que a cultura de massa é um bicho-papão, alienante e manipulador, responsável por nos tornarmos seres apáticos e patéticos. Mas um ponto não posso negar: os produtos difundidos pela mídia nos influenciam e arisco até dizer nos fazem sonhar!
Esses sonhos se manifestam das mais diversas formas: no desejo de consumo, seja uma roupa, um tênis, um brinquedo; na vontade adolescente de ser popular, como os jogadores de futebol e as menininhas de "Beverly Hills" dos enlatados norte-americanos e (por quê não?) na construção de fantasias amorosas.
Quem não gostaria de ser a menina-mulher de "Garotos II"? Irresistível, enlaçando em seus mistérios todos os meninos, até os mais espertos! Mas não sejamos megalomaníacas. Não é preciso tudo isso, não são necessários vários. Basta um que nutra um sentimento verdadeiro por nós. A idéia de ser admirada a distância também é bastante interessante. Faz inclusive muito bem ao ego saber que alguém pensa em você toda a hora do dia, imagina formas de lhe abordar, talvez um poema no qual grite seu nome... Ou será melhor então um simples telefonema? A "Timidez" é o único impedimento para este admirador secreto. Assim as garotas dos anos 80 tinham sua criatividade sobreexcitada ao som do "Biquini Cavadão".
Sobreexcitação que não fica restrita há duas décadas. A banda "Reverse", com o guitarrista do Leoni, Daniel Lopes, nos leva a suspirar sonhando com um "carinha" que nos queria só de olhar, que nos renda homenagens com sorrisos e assovios bobos. Enfim, "A dançarina" que baila sobre o coração do apaixonado.
Todo esse bombardeio imaginativo (e olha que aqui estão míseros três exemplos) nos leva a devanear com relacionamentos perfeitos, cheios de lirismo, em que sejamos musas inspiradoras de músicas e poemas. É verdade que relações assim existem, mas são raras. E, se nos mantivermos obcecadas na procura desses "princípes encantados", podemos deixar alguns "sapos", no mínimo interessantes, passarem desapercebidos... Acho que está na hora de trocar o "play list" do meu pc.

3 Comments:

  • Ah, a vida... Quem pode entender?
    Gostaríamos de ser tantas coisas, de ter vividos outras tantas, mas somos o que somos e o que escolhemos. Traçamos nossos caminhos com o livre arbítrio... A música marca, empurra, anima ou detona... É preciso escolher a dedo... Sapos? Nunca deixei de beijar nenhum, mas o principe encantado apareceu como principe desde o começo... Beijos!

    By Blogger Claudinha ੴ, at 21 novembro, 2006 18:43  

  • Eis-me aqui.
    Obrigado pelas dicas! Mas nem rola essa coisa de curso p escritor. Estudei teoria literária na facul e isso já foi suficientemente broxante eehehe. Odeio teorizar sobre o que deve ser natural, n acho certo.

    Agora deixa eu responder suas inquietantes perguntas:
    - se vc é do pólo X, pq está na comunidade do II?

    R: Porque vou pra lá em 2007.

    - Pretende ir na Comeerj de Petrópolis em 2007?

    R: Sim, sim. Nos veremos no próx. ano.

    By Blogger Bruno, at 26 novembro, 2006 20:19  

  • eu não quero trocar o playlist do meu pc... eu simplesmente me divirto com os homens errados enquanto o certo não aparece, ué?muito fácil!!

    By Blogger Lou, at 25 dezembro, 2006 20:21  

Postar um comentário

<< Home